segunda-feira, 12 de junho de 2017

  UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA

DAIANE CARLA DO NASCIMENTO MIRANDA[1]*
EDILVA SILVA NERES*
FRANCINILDE DE OLIVEIRA SOUSA *
GENOVENA ELOI DE CARVALHO VALÉRIO *
GILVAN DA SILVA MONTEIRO *
JOSE ROBERTO SANTOS SOUSA *
MARIA BETÂNIA DE SOUZA FÉLIX *
PAULO CESAR DA SILVA *

RESUMO
Estudo sobre a Universidade e a produção do conhecimento. Objetiva enfocar a universidade como produtora de conhecimento; destacar o papel do estudo e da leitura como ações imprescindíveis para a produção científica e enfatizar a importância da pesquisa em todas as ações da universidade para produzir conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão. Aborda o aspecto normativo das produções científicas normalizadas e tipifica a pesquisa como bibliográfica pautada nas abordagens de Witter (1997), Gil (1999), Severino (2007), e Mafra (2011). Conclui que a universidade possui papel de destaque na construção de uma sociedade atenta para a leitura dos ambientes provindos da realidade direta ou indireta visando a interação com os fatos sociais e os conhecimentos gerados, por meio do diálogo crítico e perceber as mudanças em seu meio, assim como as necessidades advindas como o intuito de contribuir para o avanço das pessoas em suas ações.
Palavras-chave: Universidade. Leitura. Pesquisa. Estudo. Produção do Conhecimento.                          

1 INTRODUÇÃO

            A revolução científica e tecnológica traz para a educação e para professores um desafio constante. E nesse contexto, é notório que a Universidade ao fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuem significativamente na construção do sujeito social, ético e democrático capaz de exercer a cidadania plena e desenvolver potencialidades para viver e conviver coletivamente.
A intenção desta pesquisa foi fazer um recorte bibliográfico sobre a temática Universidade e Produção do Conhecimento com o intuito de identificar aspectos relevantes ao desenvolvimento de competências que facilitem a aprendizagem da leitura e produção científica coerente e padronizada assumindo a tríplice dimensão: epistemológica, pedagógica e social.
Nessa linha de pensar, estabeleceu-se como problema de pesquisa: Como a universidade desenvolve suas ações para possibilitar a produção científica e contribuir para o desenvolvimento da humanidade?
Teve-se por objetivo principal descrever a universidade e a importância atribuída ao ensino, leitura e pesquisa para a produção de conhecimento envolvendo o tripé ensino, pesquisa e extensão. E por objetivos específicos, destacam-se:
a) enfocar a universidade como produtora de conhecimento;
b) destacar o papel do estudo e da leitura como ações imprescindíveis para a produção científica;
c) enfatizar a importância da pesquisa em todas as ações da universidade para produzir conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.
            A pesquisa é apresentada como bibliográfica alicerçada nas leituras de Severino (2007), Castello Pereira (2005), Demo (1996), Witter (1997), Gil (1999) e Mafra (2011).
            O trabalho está estruturado em revisões literárias sobre Universidade e Produção do Conhecimento, Estudo, Leitura e Pesquisa na Universidade, e por fim a Conclusão.
    
2 UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
            A universidade, segundo Severino (2007, p.22-23), “[...] expressa sua destinação última que é contribuir para o aprimoramento da vida humana em sociedade.”. Mas para alcançar esse objetivo deve investir na pesquisa e extensão exigindo do universitário mudanças, atitudes de pesquisadores; instigando-os a buscar na leitura as respostas para os questionamentos sociais, pois a essência do saber está na busca das íntimas indagações relacionadas as respostas prontas alheias.
            Barros e Lehfeld (1990, p.27) define:
                       
A universidade deve assumir a pesquisa enquanto projeto institucional, ou seja, para todos os níveis e seguimentos, consolidando a produção cientifica através de definição de linhas de pesquisa institucionais, estimulando convergir par elas os projetos de pesquisa que possam surgir em seus cursos de graduação e pós-graduação e institutos de pesquisa.

A universidade segundo Severino (2007), tem como objetivo desenvolver profissionais de qualidade, pesquisadores científicos, e acima de tudo, cidadãos conscientes que sejam capazes de entenderem suas funções na sociedade a qual estão inseridos. Tais funções implicam também nas construções individuais voltadas para os indicadores da cidadania e para construções coletivas de indicadores democráticos.
Com referência à formação de profissionais qualificados, a Universidade tem disponibilizado à sociedade diversos cursos, com áreas de conhecimentos diversos, procurando atender os princípios básicos da sociedade para que todos os profissionais possam ter mais qualidade dentro da profissão que escolheram, se adequando nas novas visões tecnológicas.
Para a Universidade contemplar tais objetivos, ultrapassa o entorno de seus muros e parte para novos horizontes em busca dos alunos, e com essa iniciativa tem tido mais contato com a sociedade, conhecendo-a melhor, e nessa contextualização estar realmente fazendo o seu trabalho de transformadora social.
Acerca desse compromisso social, Severino (2007, p.23) realça:
Para dar conta desse compromisso, a universidade desenvolve atividades específicas, quais sejam, o ensino, a pesquisa e a extensão. Atividades essas que devem ser efetivamente articuladas entre si. Cada uma assumindo uma perspectiva de prioridade nas diversas circunstâncias histórico-sociais em que os desafios humanos são postos.

 A pesquisa transcende a aluno, eleva-o para além dos muros universitários. Integra-o na sociedade e este automaticamente traz a sociedade para a universidade quando estuda os problemas sociais cotidianos. Tal atitude exige do universitário intensa interação com o objeto a ser estudado exigindo deste, bastante leitura e muito conhecimento para apresentar à sociedade sínteses de possíveis respostas, já que o conhecimento é inacabado.

3 ESTUDO E LEITURA NA UNIVERSIDADE
A leitura é promotora de interação que dá significado ao que se fala e ao que se escreve. Castello-Pereira (2005, p. 47) diz que: “É nessa interação que se produz o sentido.”. Ruiz (1980, p. 35 apud MAFRA, 2011, p.59) reforça que “Quem não sabe ler não saberá resumir, não saberá tomar apontamentos e, finalmente, não saberá estudar.”. Daí pode se observar claramente que a leitura é norteadora de interlocução como preditivos na construção de conhecimento dando sentidos para aquilo que se quer produzir.
É importante destacar que a leitura é um instrumento preditivo à pesquisa, Pois para produzir no meio científico é imprescindível que haja construção do conhecimento e consequentemente muita leitura, principalmente no que se refere à leitura como construção de sentido. Para Castello-Pereira (2005, p.47),
Se a leitura é uma construção de sentido, pressupõe que o sentido não está pré-determinado no texto, mas que vai ser elaborado num processo que sugere trabalho, ação entre as pessoas num movimento dialógico, determinado por vários fatores com a situação comunicativa, as identidades sócio históricas dos sujeitos envolvidos, bem como seus interesses objetivos.

Nesse sentido é importante destacar a aplicabilidade da leitura que ultrapassa a decodificação de palavras. Para tanto é preciso ter uma leitura de mundo e leitura pontual de referencia fundantes aos trabalhos acadêmicos e universitários.
Em função dos diferentes objetivos para a leitura há também várias modalidades que pode ser classificadas como: leitura formativa, leitura informativa e leitura de distração. Segundo (SERTILLANDES, 1940 apud MAFRA, 2011, p.62):
[...] lemos para nos formar e ser alguém; lemos com a mira nalgum fim particular; lemos nos animar a trabalhar e praticar o bem; lemos motivo de distração; a leituras de fundo, leituras de ocasião, leituras de estímulos ou edificação, leituras de repousos.

 Nesse sentido a leitura que faz necessário no cotidiano de quem exerce uma atividade intelectual e indispensável aos estudantes de um modo geral, é especialmente, fundante aos estudantes universitários.

4 PESQUISA NA UNIVERSIDADE
            Abordam-se os conceitos de pesquisa, sua importância e os padrões para apresentação.
4.1 O que é pesquisar?
            Para responder a essa pergunta, pode-se apropriar de vários conceitos, entre os quais Minayo (1993, p.23), que por um prisma mais filosófico considera a pesquisa como “[...] atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade [...] fazendo uma combinação particular entre teoria e prática.”.
            Já de acordo com Gil (1999, p.42): “A pesquisa tem um caráter pragmático, é um ‘processo’ formal e sistemático do desenvolvimento do método cientifico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.”.

4.2 A importância da Pesquisa
            A ação da pesquisa é próprio da natureza humana assim como a investigação cientifica que possibilitam o conhecimento sistematizado que provem dos conhecimentos populares ou “senso comum” e buscam sanar as curiosidades próprias dos indivíduos.
            Nesse sentido Barros e Lehfeld (1990, p.30) corroboram:
O conhecimento e o conhecer não se realizam no vazio intelectual, teórico ou prático. É para solucionar qualquer curiosidade ou problema cotidiano que o Homo sapiens, á base do bom-senso, busca respostas. Essa procura de respostas já envolve um processo investigativo, mesmo que seja imediato, assistemático e definido por traços puramente ligados ao senso comum.

Assim, a pesquisa se configura como uma forma de estudo de determinado objeto e têm objetivos definidos de incorporar conhecimentos aos indivíduos, tornando-se, por isso, num importante método de aquisição de saberes.
Certamente que a Universidade, responsável pelo ensino, extensão e pesquisa, por si só não forma o cidadão, é preciso que haja um comprometimento individual para superar as dificuldades e uma abertura maior dos centros de ensino para que mais pessoas adentrem os murros das Universidades ou que essas universidades façam o caminho inverso e saia dos seus murros de modo a oportunizar mais pessoas que desmotivadas pelas dificuldades de acesso por falta de planejamento pessoal dificultam essa postura e com isso, a universidade não consegue, como prestadora de serviços sociais cumprir eficazmente seu papel como agente de mudanças, nem tampouco os atores nos mais diversos níveis conseguem avançar em suas realizações pessoais.

4.3 Padrões normalizadores da Pesquisa
Para que a ciência avance e a universidade dê passos largos na cientificidade, urge a necessidade de padrões e de modelos de construção e apresentações de trabalhos acadêmicos. É mais do que necessária que o cientista em qualquer nível, aprimore a pesquisa e obtenha resultados e discussões relevantes. Vale destacar que esses padrões estão intimamente ligados à forma como se dará a pesquisa e ressalta-se a importância da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a qual oferece padrões para dissertações, monografias, resumos, dentre outros trabalhos acadêmicos.
No cenário universitário, a apresentação dos trabalhos acadêmicos segue um padrão rigoroso para que as ideias expostas ao público atinjam com maior clareza, para quem os sentidos do texto sejam compreendidos. Assim, as normas brasileiras de trabalhos acadêmicos referidas pela ANBT expressam com clareza as orientações, com a finalidade de melhorar a compreensão de todos os envolvidos no processo. 
Segundo Demo (1991, p. 34) “[...] pela sua qualidade política e pela sua qualidade formal.”. Esse pré-requisito só será atingido quando o pesquisador desenvolver com maior rigor atributos como: curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social além da atitude autocorretiva, a imaginação disciplinada, a perseverança e a paciência.
Além do mais o resultado dos trabalhos científicos devem ser apresentados de acordo com as normas da ABNT e normalizado conforme especificações próprias de cada Universidade, com fundamentação teórica que embasará os questionamentos abordados, observando-se cuidadosamente para não incorrer em erros que possam desvirtuar a produção acadêmica.

5 CONCLUSÃO
As dimensões da universidade estão destacadas pela epistemologia que visa à construção do conhecimento, do saber. A pedagógica intimamente ligada à aprendizagem, que de certa forma funciona para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em si. Sem a dimensão social não é possível existir reciprocidade em todo processo de desenvolvimento da universidade. Visto que “[...] o conhecimento é a única fonte, ferramenta que o homem dispõe para melhorar sua existência.” (SEVERINO, 2007, p.27). Precisa-se considerar também além da técnica e ciências, os bens simbólicos trazidos ou adquiridos pelas pessoas que deverão ser articulados intra e extra, visando uma sociedade do conhecimento.
Essa sociedade do conhecimento passa incondicionalmente pela Universidade, centro da construção do saber, que deve assumir o compromisso do ensino, pesquisa e extensão a todos que só encontra legitimidade se for mediada com a intencionalidade de contribuir com o aprimoramento da existência histórico-social do homem, por meio dos objetivos propostos no decorrer do trabalho: a) enfocar a universidade como produtora de conhecimento; b) destacar o papel do estudo e da leitura como ações imprescindíveis para a produção científica; c) enfatizar a importância da pesquisa em todas as ações da universidade para produzir conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.
Diante deste tear de considerações é importante ressaltar que a construção de uma consciência social, que tanto se busca na universidade, só será possível com a corresponsabilidade de todos por um novo modelo de educação e sociedade, objetivando práticas humanas: do fazer, do poder e saber para a transformação segura e equilibrada do mundo.


UNIVERSIDAD, CIENCIA Y LA FORMACIÓN ACADÉMICA
RESUMEN
Estudio sobre la universidad y la producción de conocimiento. Tiene como objetivo centrar la universidad como productor de conocimiento; poner de relieve el papel de estudio y la lectura como medidas esenciales para la producción científica y hacer hincapié en la importancia de la investigación en todas las acciones universitarias para producir conocimiento a través de la enseñanza, investigación y extensión. Se aborda el aspecto normativo de la producción científica estándar y tipifica la investigación como la literatura guiada sobre los enfoques de Severino (2007), Gil (1999), Witter (1997) e Mafra (2011). Llega a la conclusión de que la universidad tiene un papel destacado en la construcción de una estrecha colaboración para la lectura de tallo entornos de realidad directa o indirecta dirigida a la interacción con los hechos sociales y conocimientos generados a través del diálogo crítico y comprender los cambios en su entorno, así como las necesidades que plantee el objetivo de contribuir al avance de la gente en sus acciones.
Palabras clave: Universidad. Lectura. Búsqueda. Estudio. Producción de conocimiento.

REFERÊNCIAS

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD. Neide Aparceida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas, Petrópolis: Vozes, 1990.

CASTELLO-PERREIRA, Leda Tessari. Leituras de estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler. Campinas: Alínea, 2005.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez,1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

MAFRA, Johnny José. Ler e tomar notas: primeiros passos da pesquisa bibliográfica: orientações  para produção de textos acadêmicos. 3. ed. rev. Belo Horizonte: Ed.PucMinas, 2011.

MINAYO, Maria C. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1993.

SEVERINO, Antonio Joaquim.  Universidade, ciência e formação acadêmica. In: ______. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. cap 1, p.21-36.





*Graduandos do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas. E-mail: daiane241@hotmail.com; edilvasilva2009@hotmail.com;francinildevenancio@hotmail.com; genovale2015@hotmail.com;gilvanmonteiro@icloud.com;zeroberto71@hotmail.com;bethania.felix12@gmail.com;pc-isaac@hotmail.com.

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