quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RECURSOS DIDÁTICOS E A ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA OPORTUNA


Etapa 2: Atividade 2

O ensino é a construção ilimitada de novos saberes e de conhecimento progressivos. Desta forma precisa está interagindo diretamente com os recursos didáticos, ou seja, tornando os recursos didáticos aparatos que contribuem diretamente para aprendizagem do alunado. O professor por vez precisa está interligado a todos os recursos disponíveis da escola com a finalidade de tornar sua aula atraente e integradora.

Os recursos didáticos também são elementos importantes para o desenvolvimento afetivo e intelectual do aluno. Conduz o aluno ao contato concreto de materiais, saindo da abstração para a praticidade. Entendendo que conteúdos precisam de novas ferramentas para o desenvolvimento da escola e do processo ensino-aprendizagem.

É possível sim que educadores utilizem com destreza os recursos advindo da escola ou mesmo que o professor-mestre produza e construa com seus discentes incentivando-os a uma nova forma de aprender fazendo. É obvio que a educação/educador muitas vezes se limita, ou culpa a falta de recursos didáticos. Mas a falta de recursos não pode castrar a capacidade de criação do professor. Não se pode subestimar a buscar constante de novos recursos. Tecnológico, de informatização, ou outros que estão próximos da realidade escolar.

Como professor da área de Ciências e suas tecnologias, mais especificamente, Matemática e Física, procuro sempre sair da rotina. A vida das pessoas já muitas vezes é uma rotina constante. Portanto, procuro fazer aulas passeio para que o aluno tenha contato com outros recursos que seja natural ou artificial. Aulas em laboratório de ciências que favorece maior aproximação com experimentos fazendo visitas ao CETEMA-PEDREIRAS. Conduzo os alunos ao banco pra fazer experiência no caixa eletrônica. Além de fazê-lo produzir vídeos, e utilizados vários recursos.

Desta forma pode se constatar que a presença dos recursos didáticos dentro e fora da escola favorece diretamente a aprendizagem do discente, bem como anuncia perspectivas de construção do conhecimento favorecendo a descoberta de mundo, não só de “fantasias”, mas de realidades práticas. E o aluno é partícipe deste mundo.


Professor: José Roberto Santos Sousa. Formando de Mídias Integradas na Educação fase Avançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário