A leitura eletrônica tem grande importância para a educação de um país, visto que, através dela possibilita ao educando maior entendimento sobre determinadas disciplinas, fornecendo aos discentes informações, interação e pesquisa. A pesquisa da Língua Portuguesa e outras disciplinas são necessárias pelo fato de a escola muitas vezes não disponibilizar de leituras orientadas pelos educadores, ou seja, ainda não é possível se encontrar na escola um conjunto de literatura paradidático, revistas atuais, assinaturas de jornais impressos. Sem esses meios de comunicação presentes no cotidiano da escola, os alunos vão de encontro com os meios eletrônicos.
A leitura eletrônica nos proporciona rapidez e agilidade. Sabemos que o tempo tornou-se nas últimas décadas um dos maiores inimigos da humanidade, sempre estamos correndo contra o tempo e a Internet nos ajuda a diminuir esse tempo. É bom considerar que tudo oferece vantagens e desvantagens, podendo-se utilizar o que for melhor para a leitura da vida.
Um dos problemas que se percebe no uso inadequado da Internet é a permanente utilização da linguagem em E-mail, MSN, orkut, a mesma é muito simbólica, resumida e tem prejudicado bastante a forma oral de muitas pessoas na comunicação da linguagem. Acontece que na maioria das vezes aquilo que se repete sempre perpassa para a oralidade da vida diária dos alunos, na escola, família e no grupo social que participa. Muitos em sala de aula estão constantemente utilizando palavras adquiridas na Internet. E os textos escritos na escola são bem abreviados em virtudes de tal situação.
O mundo gira em torno das mudanças tecnológicas que acontece a cada dia. As informações nos sites acontecem de forma acelerada, quando você se liga na Internet, as informações chegam de forma acentuada nos convidado a degustar delas. E na corrida da vida, estamos nesse processo dinâmico. Correr, correr e correr...
Não se pode negar que a Internet é uma biblioteca virtual que além de formar, ajuda no discernimento dos conteúdos que se quer ver, não se pode perder tempo com pesquisas inócuas é mais prudente a utilização para a construção de novos saberes. A “máquina” nos oferece um manancial de textos de qualidade, é imprescindível que as crianças, os jovens e os adultos acessem de forma consciente, objetivando conduzir a aprendizagem.
Pode-se até dizer que a implementação dessa tecnologia nas escolas vem sugerir uma tarefa a mais na formação dos professores que utilizarão o hipertexto em sala de aula. E, como resultado, teremos a diversificação das aulas maçantes em que o aluno apenas ouvia o professor e aceitava-o como única e possível fonte da verdade. Essa diversificação ... será alcançada através de outros instrumentos como o rádio, a televisão, o computador (ou mesmo a junção destes), deixando o aluno/indivíduo aprender com o mundo. Um dia passaremos nossa vida toda na escola; um dia passaremos nossa vida toda em contato com o mundo, sem que nada dele nos separe.”(McLuhan).
Atualmente se percebe que há algumas iniciativas por parte dos governos no que diz respeito à inclusão digital. É notório que falta muito para se tornar real a presença da leitura digital em nossas escolas, não são poucas as pessoas que não tem acesso a essas tecnologias.
Explorar conteúdos da Internet ainda é novidade para muitos, a maioria só sabe porque pagam na “Lan House” uns reais para acessar muitas vezes somente bate-papo, mns, orkut e outros utilizam computadores de amigos ou mesmo da escola, quando é disponibilizado para leituras e pesquisas no programas Linux Educacional.
A necessidade de ler livros ainda permanece intrínseca para alguns alunos, ler é trilhar num novo mundo, é pensar diferente é transformar as antigas idéias em novidades. Tudo em excesso é convite ao prejuízo, se utilizamos a Internet sem planejamento certamente poderá trazer prejuízos à leitura de livros.
No projeto político pedagógico da escola precisa-se colocar em evidencia a necessidade da aquisição do saber a partir da utilização planejada do computador, da Internet, com o objetivo de favorecer maior inserção dos docentes e discente no processo de leitura eletrônica contextualizada.
PRODUÇÃO DO TEXTO:
O texto foi produzido a partir de uma pesquisa com os alunos da 2ª série do Ensino Médio – turno matutino do Centro de Ensino Antonio Corrêa.
Sites consultados
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-eletr.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/projeto.html
http://www.lerparaver.com/node/105
http://www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=144
http://www.livrarialeitura.pt/
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