quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RÁDIO PÁTIO COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CENTRO DE ENSINO ANTONIO CORRÊA
ESPRANTINÓPOLIS -MA

JOSÉ ROBERTO SANTOS SOUSA

PROJETO

RÁDIO PÁTIO COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

1 JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO
A comunicação na escola não acontece de forma estanque é necessário que haja interlocutores neste processo com o intuito de favorecer a uma relação aproximada com a vida da pessoa humana. E, no contexto histórico, o rádio tem sido é um dos meios de comunicação muito significativo no processo de ensino-aprendizagem possibilitando aos educadores e a escola na maioria das vezes viabilizar a interação acentuada com os programas de rádios, sendo os mesmos, canal para a educação.
Diante desse contexto da comunicabilidade na escola há necessidade de um diálogo mais acurado no que diz respeito ao uso adequado do rádio, visto que é sem dúvida um dos meios de comunicações mais populares no contexto educacional. Certo que ainda, muitos educadores não se apropriaram deste recurso pedagógico com o intuito de contribuir diretamente com o ensino. Decerto a rádio escola se tornará um recurso pedagógico de suma importância no cotidiano do aluno, levando a sentir prazer em estudar na escola que faz parte da vida dele.
Conforme está demonstrado na revista eletrônica Saberes, do Liceu Cearense, há três eixos para rádio escola, a saber:
“I – Desenvolver projetos que tornem prazerosos o estudo das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que elevem a criticidade dos alunos acerca da realidade social na qual vivem, e que tenham repercussão na comunidade onde se situa a escola; II – Fomentar o debate dos problemas sociais que caracterizam a nossa cidade, o nosso país e o mundo, elevando a consciência política dos nossos alunos; III – Estreitar os laços entre a escola e a comunidade, permitindo que esta possa ter naquela um instrumento de discussão de seus problemas e proposições para sua resolução”. (CUNHA, 2005).
O rádio certamente trará, e dará significado maior a nossa forma de ensinar e até demonstrar para a comunidade a relação do aprendizado do aluno, no que diz respeito aos conteúdos, cultura e etc, bem como o conhecimento advindo da sociedade. Ou seja, cria-se uma relação de aproximação do aluno com a sociedade como um todo. Portanto, é necessário clareza de que tipo de projeto se quer realizar considerando o tempo, público, ciclo, conteúdos, recursos didáticos e financeiros, equipe de coordenação ou de montagem, se permanente, equipe permanente. Pois precisa – se de continuidade nas atividades de rádio na Escola.



3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Criar um projeto rádio escola, na modalidade rádio pátio, visualizando maior comunicabilidade entre gestores, professores e alunos. Tendo como foco principal à aprendizagem de conteúdos curriculares e extracurrilares.

3.2. Específicos
3.2.1 Organizar e preparar a equipe de coordenação do projeto formada de gestores, professores e alunos;
3.2.2 Dar uma formação inicial, sendo acompanhadas pelo um professor que tem experiência no assunto;
3.2.3 Adquirir e Montar os aparelhos técnicos para que a rádio funcione a contento.
3.2.4 Estipular um prazo de experiência da rádio, montando um cronograma e responsabilizado as equipes de programas educativos.
3.2.5 Incentivar a participação não somente do pessoal da escola mais também da comunidade local.
3.2.6 Criar na escola reuniões da comunidade escolar a cada dois meses para troca de experiências sobre a comunicação na escola;

3.2.7 Utilizar programas de rádios nas rádios comunitárias existente e que estão em pleno funcionamento;

3.2.8 Investir na exploração de programas de rádio como forma de explicitar conteúdos curriculares.

4 METODOLOGIA

O funcionamento da rádio escola terá que contar com ajuda de muitos atores. Portanto, serão formadas equipes de trabalho com pessoas da comunidade escolar, pais, professores, alunos, funcionários e se possível membro de grupos e instituições da sociedade civil que seja interessa neste contexto. E que usando os aparelhos que dispõe na escola e os que serão adquiridos, formarão uma equipe de coordenação do projeto com todos os envolvidos na Escola.
4. 1 Será feita reunião inicial com os gestores, professores e alunos para explicar a importância do projeto. E fazer um estudo sobre a necessidade da rádio escola. Na reunião será trabalhado o tema Rádio Escola, mais especificamente, rádio pátio. Com a participação de todos os atores do processo. Considerando que a exposição do tema será em slides de forma atrativa e dinâmica. Fazendo um estudo teórico da rádio escola. Será apresentado todo o cronograma das atividades propostas para a implantação da rádio pátio.
4. 2 Promoção de oficinas de trabalho para a montagem dos programas educativos da rádio pátio.
4.2.1 As oficinas serão de cunho prático. Será o momento de construção de temáticas para os programas de rádio, montagem de vinhetas educadativas, spot, técnica vocal para o programa de rádio, técnica de som, uso adequado do computador e gravação de músicas no computador. As oficinas por afinidade.
4. 3. Montagem técnica dos aparelhos da rádio, feitas por um técnico especializado na área acompanhado dos atores do projeto.
4.3.1 Após as oficinas será o momento de com ajuda de um técnico, aprender a montar os aparelhos tecnológicos, a utilizar corretamente o computador e a ligação de acessórios no sistema da rádio;
4.4 A criação de equipes de trabalho e divulgação da rádio escola para envolvimento da sociedade civil e família na escola.
4.4.1 A equipe de trabalho será montada por um professor, dois alunos, um pai de aluno, um servidor, um gestor, um supervisor e um pai de aluno, que será chamada de coordenação da rádio.
4.4.2 A coordenação da rádio reunirá algumas vezes para montar a equipe de comunicadores da rádio.
4.4.3 A equipe de comunicadores da rádio será feita de alunos que tenha maior afinidade com a comunicação em rádio, sendo que a cada semana terá uma equipe de comunicadores trabalhando um tema, orientados pela a coordenação da rádio.
4.5 A elaboração de conteúdos periódicos para atingir assuntos advindos da sociedade e do currículo da escola
4.5.1 Conteúdos abordados serão de cunho filosófico, sociológico, temas da atualidade da comunidade e da sociedade em geral e curriculares.
4.6 Rádio Comunitária da cidade
4.6.1 Após seis meses de uso da rádio pátio será escolhido um programa para ser feitos na Rádio Comunitária “Verdes Montes” FM, com o intuito de expandir uma experiência que deu certo, saindo da escola para a sociedade.

5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
5.1 ETAPA: de 02 a 14 de DEZEMBRO de 2009
5.1.1 Reunião inicial com os gestores, professores e alunos para explicar a importância do projeto. E estudo sobre a necessidade da rádio escola.
Prazo: 1ª a 2ª semana
5.2 2ª ETAPA: 16 a 28 de JANEIRO de 2010
5.2.1 Promoção de oficinas de trabalho para a montagem dos programas educativos da rádio pátio;
5.2.2 A criação de equipes de trabalho e divulgação da rádio escola para envolvimento da sociedade civil e família na escola;
5.2.3 A elaboração de conteúdos periódicos para atingir assuntos advindos da sociedade e do currículo da escola;
PRAZO: 3ª e 4ª semana
5.3 3ª ETAPA: 02 a 14 de FEVEREIRO de 2010
5.3.1 Montagem técnica dos aparelhos da rádio, feitas por um técnico especializado na área acompanhado dos atores do projeto;
5.3.2 Inicio da programação da rádio na escola
5.3.3 23 de março de 2009 - inicio da programação normal da rádio pátio
PRAZO: 4ª e 5º semana
5.4 4ª ETAPA : 15 de FEVEREIRO a 28 de FEVEREIRO de 2009
5.4.1 Reuniões de avaliação do funcionamento da rádio, conteúdos teóricos e técnicos.
1ª reunião: 16/12/2009
2ª reunião: 13/12/2009
3ª reunião: 18/12/2009
4ª reunião: 05/01/2009
5ª reunião: 06/02/2009
6ª reunião: 15/02/2009

PRAZO: todos os meses após o funcionamento, conforme calendário, Ou seja, cada membro da coordenação de rádio e de comunicadores receberão o calendário de reuniões.
5.5. 5ª ETAPA: Inicio 10 de junho de 2010
5.5.1 Começará o programa de rádio na Rádio “Verdes Montes” FM, uma rádio comunitária.

REFERÊNCIAS
MARONGON, Cristiane: No ar a Rádio Escola. Ed. 172, mai/2004. Acesso em: 12 dez. 2008.
BERTOLUCCI, Juliana; COUTO, Verônica. Rádio comunitária - rádio faz escola. Ed. nº 2 maio/2005. . Acesso em 20 de dez de 2008.
CUNHA, Max Well M. Projeto Rádio Escola. Revista produção on-line- Edição Especial - Setembro / 2005. Quixadá, Ceará 2003. < http://www.crede12.seduc.ce.gov.br/revista/radioescola.htm> Acesso em 20 de dez de 2008.
PROJETO RÁDIO PELA A EDUCAÇÃO. Diocese de Santarém, Pará. Dez de 2008. disponível em: < http://radiopelaeducacao.blogspot.com> Acesso em 20 de dez de 2008.
BASTOS, Beth ... (et al). Introdução À Educação Digital. Caderno de Estudo e prática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p.

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