quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PLANO DO 1º PERIODO DE MATEMATICA 5º ANO - BNCC

COMPETÊNCIAS

1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

UNIDADE TEMÁTICA/PRÁTICAS DE LINGUAGUEM
1.       NUMEROS
2.       ÁLGEBRA
3.       GEOMETRIA
4.       MEDIDAS E GRANDEZAS
5.        PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS
HABILIDADES
1.1 Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens).
1.2. Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.
1.3. Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
1.4. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, combinatória, repartição equitativa e medida.

2.1 Propriedades da igualdade e noção de equivalência. Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características.

3.2 Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características.

4.1 Medidas de comprimento e tempo: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais
4.2 Sistema Monetário

5.1 Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios.
5.2 Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis.
5.3 Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características
do sistema de numeração decimal.
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de
numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita.
 (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos
 (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
Aulas expositivas, atividades de grupos, pesquisa de campo, atividades individuais, atividade lúdicas. etc...

Propor situações em que o aluno:
ü participe de atividades que explorem o levantamento das características para compreensão do Sistema de Numeração Decimal;
ü utilize a calculadora para produzir e comparar escritas numéricas;
ü escreva, leia, compare e ordene os números racionais, usando ou não a reta numérica;
ü resolva e elabore problemas do campo aditivo, com números naturais, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos;
ü explore objetos do seu cotidiano associando-os aos sólidos geométricos e suas planificações, analisando, nomeando e comparando seus atributos, reconhecendo que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
ü meça o contorno de figuras planas para o cálculo de perímetro;
ü calcule a probabilidade em situações problema simples e avalie a adequação dos resultados quando todos eles têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis);


ü  Avaliação formativa (Atividades desenvolvidas intra e extraclasse; trabalhos de pesquisa individual e em grupos).
 ü  Avaliação somatória (Prova bimestral, produção de textos e artigos de opinião sobre o conteúdo estudado).

Através dos instrumentos a baixos:

   ü  Atividades no caderno
   ü  Atividade avaliativa individual
  ü  Atividade avaliativa em dupla
  ü  Teste bimestral

ü Os estudos de recuperação serão oferecidos, aos alunos que apresentarem dificuldades de aprendizagem e serão realizados no decorrer e no final de cada período.
ü Recuperação Contínua: será realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades adaptadas à dificuldade de cada aluno. Será feita também através de atividades extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.
ü Recuperação Paralela: será realizada no final de cada período com aulas de recuperação e instrumentos avaliativos adequados conforme a realidade da turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário