COMPETÊNCIAS
|
|
1.Reconhecer que a Matemática é uma
ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas,
em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas
e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o
espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre
conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética,
Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do
conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e
aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções.
4. Enfrentar situações-problema em
múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos,
tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras
linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
|
|
UNIDADE TEMÁTICA/PRÁTICAS DE LINGUAGUEM
|
|
1.
NUMEROS
2.
ÁLGEBRA
3.
GEOMETRIA
4.
MEDIDAS E
GRANDEZAS
5.
PROBABILIDADE
E ESTATÍSTICA
|
|
OBJETOS
DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
1.1 Sistema de numeração decimal: leitura,
escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens).
1.2. Números racionais expressos na forma
decimal e sua representação na reta numérica.
1.3. Problemas: adição e subtração de números naturais
e números racionais cuja representação decimal é finita.
1.4. Problemas envolvendo diferentes
significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração
retangular, proporcionalidade, combinatória, repartição equitativa e medida.
2.1 Propriedades da igualdade e noção de
equivalência. Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações,
planificações e características.
3.2 Figuras geométricas espaciais:
reconhecimento, representações, planificações e características.
4.1 Medidas de comprimento e tempo:
utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais
usuais
4.2 Sistema Monetário
5.1 Espaço amostral: análise de
chances de eventos aleatórios.
5.2 Cálculo de probabilidade de
eventos equiprováveis.
5.3 Leitura, coleta, classificação
interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico
de colunas agrupadas, gráficos
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais
até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais
características
do sistema de numeração decimal.
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais
na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de
numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição
e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal
seja finita.
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas
planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e
comparar seus atributos
(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que
envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, enfatizando o
consumo ético, consciente e responsável.
(EF05MA22) Apresentar todos os
possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses
resultados são igualmente prováveis ou não.
(EF05MA23) Determinar a probabilidade
de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os
resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
(EF05MA24) Interpretar dados
estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas),
referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e
trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Aulas expositivas,
atividades de grupos, pesquisa de campo, atividades individuais, atividade
lúdicas. etc...
Propor situações em que o aluno:
ü
participe
de atividades que explorem o levantamento das características para compreensão
do Sistema de Numeração Decimal;
ü
utilize a
calculadora para produzir e comparar escritas numéricas;
ü
escreva,
leia, compare e ordene os números racionais, usando ou não a reta numérica;
ü
resolva e
elabore problemas do campo aditivo, com números naturais, utilizando
estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos;
ü
explore
objetos do seu cotidiano associando-os aos sólidos geométricos e suas
planificações, analisando, nomeando e comparando seus atributos, reconhecendo
que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
ü
meça o
contorno de figuras planas para o cálculo de perímetro;
ü
calcule a
probabilidade em situações problema simples e avalie a adequação dos
resultados quando todos eles têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis);
|
ü Avaliação formativa (Atividades desenvolvidas intra e extraclasse; trabalhos de pesquisa individual e em grupos).
ü Avaliação somatória (Prova bimestral, produção de textos e
artigos de opinião sobre o conteúdo estudado).
Através dos instrumentos a baixos:
ü
Atividades
no caderno
ü
Atividade
avaliativa individual
ü
Atividade
avaliativa em dupla
ü
Teste
bimestral
ü Os estudos de recuperação
serão oferecidos, aos alunos que apresentarem dificuldades de aprendizagem e
serão realizados no decorrer e no final de cada período.
ü
Recuperação Contínua: será realizada
no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades adaptadas à
dificuldade de cada aluno. Será feita também através de atividades extras
para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais
contato com a matéria.
ü
Recuperação Paralela: será realizada
no final de cada período com aulas de recuperação e instrumentos avaliativos
adequados conforme a realidade da turma
|
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
PLANO DO 1º PERIODO DE MATEMATICA 5º ANO - BNCC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário