TICs na educação
O advento das TICs
revolucionou nossa relação com a informação. Se antes a questão-chave era como
ter acesso às informações, hoje elas estão por toda parte, sendo transmitidas
pelos diversos meios de comunicação. A informação e o conhecimento não se
encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados. O novo
desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o
aluno, a saber, o que fazer com essa informação, de forma a internalizá-la na
forma de conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar
este conhecimento de forma independente e responsável.
Segundo Almeida,
compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas
pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam
estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios
para a educação atual.
- Debater questões sobre a Sociedade da Informação e Comunicação
- Apresentar as novas competências para a Sociedade da Informação e Comunicação;
- Abordar as possibilidades de construção da rede colaborativa de aprendizagem;
- Analisar a recontextualização do papel da escola diante das demandas da sociedade atual;
- Refletir sobre a mudança de atitudes e concepções para conviver nessa sociedade.
Uma Sociedade em Mudança (Texto
de Maria da Graça Moreira da Silva )
Nas últimas décadas do
século XX, assistimos a um acentuado movimento de mudanças nas organizações
sociais, conseqüente e interdependente dos movimentos de mudanças políticas,
econômicas, científicas e culturais.
Esse movimento
impulsionou e foi impulsionado, de um lado, pelos avanços das pesquisas, das
descobertas científicas e do desenvolvimento dos mais sofisticados meios
tecnológicos de informação e comunicação e, de outro, pelas complexas
inter-relações do mercado internacional, cada dia mais globalizado.
Segundo Castells,
três processos independentes começam a se gestar no final dos anos 60 e
princípios dos 70 e convergem hoje para a "gênese de um novo mundo".
São:
· A revolução
das tecnologias da informação;
· A crise
econômica tanto do capitalismo quanto do estadismo e sua subseqüente
reestruturação;
· O florescimento
de movimentos sociais e culturais - feminismo, ambientalismo, defesa
dos direitos humanos, das liberdades sexuais, etc.
"A interação desses três processos, paralelos, mas independentes, durante o último quarto do século XX produz uma redefinição histórica das relações de produção, de poder e de experiência (individual e social) que acabaram produzindo uma nova sociedade." (grifo nosso). RUIZ, Osvaldo. 2002.
"A interação desses três processos, paralelos, mas independentes, durante o último quarto do século XX produz uma redefinição histórica das relações de produção, de poder e de experiência (individual e social) que acabaram produzindo uma nova sociedade." (grifo nosso). RUIZ, Osvaldo. 2002.
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Estamos vivendo nesta
nova sociedade em constante mudança, que está se organizando e reorganizando de
acordo com as características da sociedade em rede, da globalização da economia
e da virtualidade, as quais produzem novas e mais sofisticadas formas de
exclusão. Apenas adentrando criticamente nessa sociedade e buscando compreender
seus instrumentos e dinâmicas de mobilização e expansão é que podemos nos
apropriar e utilizar seus recursos e meios de interação para a emancipação
humana.
Essas características e
contradições da sociedade atual vão gradativamente influenciando em nosso dia a
dia, afetando a forma como nos comunicamos, trabalhamos, nos relacionamos com
os demais, aprendemos e ensinamos. Aos poucos vamos alterando nossos hábitos e
nossas atividades cotidianas.
REFERENCIA
RUIZ, Osvaldo. Manuel Castells e a
"Era da Informação". 2002. http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net16.htm#1.
Acesso em 1º/06/2017.
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