É salutar enfatizar que há inúmeras formas de se ensinar a Física nas escolas públicas, bem como nas escolas de cunho particular, considerando sem dúvidas os desafios que poderão aparecer no decorrer da efetivação novas práticas pedagógicas e metodológicas.
Observa-se que: “O ensino da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) inclui jogos de simulação e desempenho de papéis, fóruns e debates, projetos individuais e de grupo, redação de cartas para autoridades, pesquisa no campo de trabalho, palestrantes convidados e ação comunitária”, conforme HOFSTEIN apud CRUZ & ZYLBERSZTAJN (2005 p. 189). Nesse sentindo o envolvimento da comunidade, do aluno, do professor e dos gestores escolares no ensino da física advém com parcerias e de compreensão altiva que a ciência não está distante da pessoa e nem tampouco da comunidade escolar. E que se podem trabalhar harmonicamente essas relações a partir das sugestões abaixo:
a) nunca fazer aulas sem uma preparação prévia, o planejamento das aulas é um fator primordial para a qualidade do ensino;
b) preparar experimentos sobre os conteúdos. Sempre procurando fazer a experiência diante de seus alunos. Seja um cientista todo o dia;
c) com materiais de baixo custo construa seu laboratório e com o diretor de sua escola procure adquiri um laboratório ou utilizar melhor o que existe;
e) produza ciência coletivamente com profissionais da área de ciências;
f) elabore projetos de ciências ou feiras de ciências, viabilizando maior aproximação do aluno com a física;
g) aproveite a parceria de voluntários para contribuir em oficinas de física, convidando-os a dá sentido à montagem de objetos, instalação elétrica de uma casa, por exemplo, e muito mais atividade que convier;
h) fazer aulas passeios onde possibilite ao aluno conhecer de perto situações do dia-dia que esteja intimamente relacionada com a física;
i) torne suas aulas mais dinâmicas através de texto de reflexão, paródias, apresentações de teatro e defesas de trabalhos científicos;
j) não seja um professor de um livro só tenha uma bibliografia ampla para a pesquisa pessoal;
l) qualifiquem-se através de cursos de graduação e especialização na área ciências físicas;
A aprendizagem dos conhecimentos da Física, para ser mais abrangente e possibilitar ao estudante perceber as relações entre conceitos, princípios, pressupostos, teorias e elementos constituídos dessa ciência, somente ocorrerá satisfatoriamente se contemplar o mundo que rodeia o aluno, relacionado-o com as aplicações que o educando faz dos conceitos da Física ao seu dia-a-dia, isto é, articular teoria e prática.
O ensino da Física, pela a experimentação, começa com uma problematização, como elemento provocador da pesquisa. O percurso para o alunado realizar a experimentação deverá partir do princípio da observação, orientado de tal maneira que gere um conhecimento, mesmo que não seja novo, mais concretamente relacionado com a realidade do educando e dos outros com o objetivo de produzir resultados.
A motivação pode se dar por meio da resolução de tarefas teóricas e práticas. No campo das tarefas que investigam conhecimento sobre teorias, preceitos e pressupostos da Física, uma estratégia é a adoção de atividades e exercícios, individuais e em grupos, por baterias de conhecimentos ou por conhecimentos individualizados. São modelos de exercícios, visando à promoção de competências e habilidades.
TEXTO EXTRAIDO NO ARTIGO: DAS CIÊNCIAS À REALIDADE: aprendendo Física com facilidade. José Roberto Santos Sousa (Especialista em Fundamentos de Física-UEMA).
Observa-se que: “O ensino da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) inclui jogos de simulação e desempenho de papéis, fóruns e debates, projetos individuais e de grupo, redação de cartas para autoridades, pesquisa no campo de trabalho, palestrantes convidados e ação comunitária”, conforme HOFSTEIN apud CRUZ & ZYLBERSZTAJN (2005 p. 189). Nesse sentindo o envolvimento da comunidade, do aluno, do professor e dos gestores escolares no ensino da física advém com parcerias e de compreensão altiva que a ciência não está distante da pessoa e nem tampouco da comunidade escolar. E que se podem trabalhar harmonicamente essas relações a partir das sugestões abaixo:
a) nunca fazer aulas sem uma preparação prévia, o planejamento das aulas é um fator primordial para a qualidade do ensino;
b) preparar experimentos sobre os conteúdos. Sempre procurando fazer a experiência diante de seus alunos. Seja um cientista todo o dia;
c) com materiais de baixo custo construa seu laboratório e com o diretor de sua escola procure adquiri um laboratório ou utilizar melhor o que existe;
e) produza ciência coletivamente com profissionais da área de ciências;
f) elabore projetos de ciências ou feiras de ciências, viabilizando maior aproximação do aluno com a física;
g) aproveite a parceria de voluntários para contribuir em oficinas de física, convidando-os a dá sentido à montagem de objetos, instalação elétrica de uma casa, por exemplo, e muito mais atividade que convier;
h) fazer aulas passeios onde possibilite ao aluno conhecer de perto situações do dia-dia que esteja intimamente relacionada com a física;
i) torne suas aulas mais dinâmicas através de texto de reflexão, paródias, apresentações de teatro e defesas de trabalhos científicos;
j) não seja um professor de um livro só tenha uma bibliografia ampla para a pesquisa pessoal;
l) qualifiquem-se através de cursos de graduação e especialização na área ciências físicas;
A aprendizagem dos conhecimentos da Física, para ser mais abrangente e possibilitar ao estudante perceber as relações entre conceitos, princípios, pressupostos, teorias e elementos constituídos dessa ciência, somente ocorrerá satisfatoriamente se contemplar o mundo que rodeia o aluno, relacionado-o com as aplicações que o educando faz dos conceitos da Física ao seu dia-a-dia, isto é, articular teoria e prática.
O ensino da Física, pela a experimentação, começa com uma problematização, como elemento provocador da pesquisa. O percurso para o alunado realizar a experimentação deverá partir do princípio da observação, orientado de tal maneira que gere um conhecimento, mesmo que não seja novo, mais concretamente relacionado com a realidade do educando e dos outros com o objetivo de produzir resultados.
A motivação pode se dar por meio da resolução de tarefas teóricas e práticas. No campo das tarefas que investigam conhecimento sobre teorias, preceitos e pressupostos da Física, uma estratégia é a adoção de atividades e exercícios, individuais e em grupos, por baterias de conhecimentos ou por conhecimentos individualizados. São modelos de exercícios, visando à promoção de competências e habilidades.
TEXTO EXTRAIDO NO ARTIGO: DAS CIÊNCIAS À REALIDADE: aprendendo Física com facilidade. José Roberto Santos Sousa (Especialista em Fundamentos de Física-UEMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário