SOUSA, José Roberto Santos [1]
RESUMO
O ensino é uma construção de conhecimentos e de novos saberes que está intimamente ligado com os recursos didáticos, facilitando a aprendizagem do discente. O professor precisa introduzir os recursos didáticos disponíveis pela escola, dando dinamicidade a sua aula, tornando-a mais atraente e integradora. E, em estudo com professores na semana pedagógica do Centro de Ensino Antonio Corrêa, aconteceram debates relacionados às tecnologias aplicadas à educação, ao uso da internet, percebeu-se que vários professores não conheciam a ferramenta blog, sua utilização educacional. Daí, a pesquisa teve como objetivo usar e avaliar estudo do blog como ferramenta pedagógica na disciplina de Física da 2ª série “A” do ensino médio da escola Centro de Ensino Antonio Corrêa da cidade de Esperantinópolis – MA, na tentativa do blog contribuir como recurso pedagógico; fazendo um mapeamento de blog educacional, como ambiente de interação e escrita colaborativa; e utilizando o blog http://interatividadeducacao.blogspot.com como ferramenta pedagógica em pesquisas escolares nas aulas de Física. A metodologia aplicada aconteceu a partir de estudo de caso com alunos do 2ª série “A” do Ensino Médio do Centro de Ensino Antonio Corrêa de Esperantinópolis-MA. Verificando a proximidade dos alunos com a ferramenta blog, aplicando questionário, observando e dialogando com os alunos envolvidos na pesquisa. Hoje, é muito importante ressaltar o uso das ferramentas disponíveis na Internet, dentre elas o blog, que por vez pode ser utilizado de forma educacional visando maior qualidade e interatividade com o ensino. Quando se utiliza esse recurso como metodologia na educação, pode-se fazer interação entre os discentes, proporcionando maior engajamento dos mesmos nas disciplinas curriculares. Essa interação é necessária para a aprendizagem. O uso do blog como ferramenta pedagógica contribuiu diretamente para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos, visto que, a maioria avaliaram positivas as pesquisas e atividades desenvolvidas. Descobriram que o uso planejado da internet ajudou na criação de blogs facilitando a comunicação, interação e formação.
Palavras-chave: Internet. Blog educacional. Aprendizagem. Ensino de Física. Escola.
[1] Graduado em Matemática (UEMA), Especialista em Fundamentos de Física (UEMA), Docência do Ensino Superior (UCAM), Mídias na Educação (UFMA), Pedagógica Catequética (PUC-GOIÁS); Mestrando em Educação (USAL-AR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário