quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Papel do educador enquanto profissional da Educação



O profissional da Educação precisa dominar os conteúdos para a melhoria da qualidade do ensino, neste sentido ensinar é possibilitar aos discentes que logrem uma aprendizagem dos conteúdos de sala de aulas e do mundo. Aplicando o currículo da escola evidenciado pelo projeto-político-pedagógico e efetivando aos atores do processo a recriação e reconstrução do currículo a fim de resolver as especificidades da localidade.

Com isso há necessidade de compreender a cultura local, os envolvidos, os distintos grupos e fazer uma análise enquanto profissional da educação sobre a seleção de conteúdos e as pedagogias adequadas para a realidade evidente. Procurando entender que os educadores necessitam buscar conhecer não somente nossa língua mãe, mas se adentrar a um mundo bilíngue.

O desenvolvimento de uma pedagogia ativa e construtiva está vinculado ao diálogo entre teoria e prática no contexto interdisciplinar, com a participação ética nos trabalhos de grupos e de equipes. Pois, Os valores e crenças de equipes são elevados conforme seu grau de intensidade, respeitando as diferenças individuais no sentido de que cada individualidade seja preservada e os desejos e opiniões compreendidas.

Nas equipes, esse sentimento fica suplantado por uma atitude em sua totalidade desenvolvida pelos seus membros para alcançarem o seu objetivo. O trabalho em equipe se parece mais com uma atividade em mutirão, em que cada membro auxilia o outro a conseguir a satisfação dos objetivos propostos conseguindo assim, realizar a proposta que o conjunto quer.

O educador deve levar em conta os trabalhos de equipes, podendo se alargar a elaboração dos projetos educativos no estabelecimento de ensino, contribuindo para uma visão e uma missão institucional, criando clima de cooperação, impregnando nas pessoas a ideia de uma cultura da democracia na escola e da participação de todos na consolidação dos programas, e projetos construídos na escola.

É, na escola que os alunos e os professores têm uma possibilidade de investigar, de pesquisar, de observar com a finalidade permanente de buscar e promover a formação dos discentes e dos docentes. Através da tomada de iniciativa do educador, é que a escola executa projetos sustentáveis, inovadores, de inclusão tecnológica, e faz reflexão critica do papel do professor, da escola, da sociedade na aprendizagem.

Os educadores precisam inserir no cotidiano um compromisso ético entre o que diz e que faz buscando sempre ser o exemplo para os alunos em todos os ambientes. Detectando também os problemas sociais e procurando juntamente com a comunidade escolar fazer os devidos encaminhamentos para que sejam solucionados todos os casos, com os responsáveis.

Com isso o profissional da educação procura desenvolver e ajudar os alunos a buscar novos conhecimentos, perceber os valores e adquirir habilidades necessárias para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser . Essa e outras qualidades e são indispensáveis para o futuro dos discentes. Procurando efetivá-las com criatividade, receptividade, inserindo as mudanças e inovações de forma agradável e gradativa. Com finalidade de aprimorar atitude crítica, identificando e resolvendo os problemas.

A recuperação dos alunos dever marcar a vida dos docentes, quando de fato olhamos o aluno como aprendiz, e observamos o “porquê” da necessidade de recuperá-lo, devemos que levar em conta os problemas sociais, familiares e da comunidade.

Uma questão também que está em jogo é o uso com adequação dos meios de comunicação e dos recursos pedagógicos relacionados às mídias, para a apreensão de novos conhecimentos da sociedade pós-moderna. Pois, além do professor está preparando o aluno, também precisa para selecionar e utilizar criticamente a informação dos meios de comunicação de massa.

A família é parte integrante da escola e enquanto profissional é urgente que o professor propicie a participação ativa dos pais/responsáveis no interior da escola, com desejo de conhecer a realidade, os projetos e envolvimento da família no conjunto da escola. Com essa assídua participação há uma resposta concreta para discutir sobre os rendimentos educacionais, disciplina, e a participação democrática na escola.

Autor: Professor: José Roberto Santos Sousa

Professor José Roberto Santos Sousa graduado em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Maranhão (2001). Atualmente é professor e coordenador pedagógico do Centro de Ensino Antonio Corrêado/Governo do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, Matemática, Metodologia Cientifica, Estágio Supervisionado e também lecionei outras disciplinas relacionadas à docência. Experiência na FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO em algumas disciplinas, atualmente coordenandor da Pós-graduação da ISEPRO em Esperantinópolis. Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM), Fundamentos da Física (UEMA), Pedagogia Catequética (PUC - GOIÁS) e Especialista em Mídias Integradas na Educação (UFMA) e MESTRANDO EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSID DEL SALVADOR – Buenos Aires / AR. Desenvolve palestras para professores de temática relacionada a Educação. Também para pessoas envolvidas em pastorais sociais e religiosas desenvolve palestras e cursos na linha Social e Teológica.


Contato: zeroberto71@hotmail.com

Pilares da UNESCO: Organização das Nações Unidas para a educação, à ciência e a cultura.







Um comentário:

  1. José,
    Claro que como um psicólogo de família, acho fundamental a participação da mesma. Infelizmente, os pais não participam das atividades escolares de seus filhos, não é? Abraços.

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