A especialista FABIANNE BETTEGA D´AVILA, que escreveu uma monografia sobre A IMPORTÂNCIA DO DESIGN GRÁFICO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE MARKETING NA FORMAÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA, diz que “O design gráfico também tem a capacidade de influenciar o estabelecimento de uma sociedade melhor na medida em que desenvolve soluções e cria ambientes mais adequados às pessoas, tornando a comunicação mais fluída e facilitada”, realmente quando um cartaz, ou outros tipos de impressões gráfica são bem elaborados e respaldados pelos parâmetros de um planejamento estratégico, decerto, favorecer maior entendimento da pessoa que visualizará o produto.
BUCHANAN (1992) entende que o design é uma atividade projetual de criação, recriação e avaliação de objetos, presente no cotidiano das pessoas, onde assume diversas formas e opera em diferentes níveis, podendo ser aplicada a qualquer área da experiência humana.
Para Meyer (2006, p. 11), o designer surge assim como o profissional que deve reunir equilibradamente qualidades técnicas (comuns ao engenheiro) e qualidades criativas (comuns aos artistas). O sucesso ou fracasso de suas propostas poderá ser medido a partir da dosagem entre estas duas habilidades: de nada serve ao designer ser criativo se não consegue executar sua criação através do domínio da técnica.
Entende-se por design as formas criativas relacionadas à configuração, concepção, elaboração e definição de algo, como um objeto, uma imagem, entre outros, em geral voltados a uma determinada função. E é através desse esforço criativo que se projetam todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e recentemente interfaces de programas.
No Artigo de Sara Pedrini (Bacharel em Design de Moda pela Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim) e de Márcia Cardeal (Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC)., onde tratam da temática: DESENVOLVIMENTO DE CATÁLOGO DE ILUSTRAÇÃO DE MODA E TENDÊNCIAS DE PRODUTOS PARA A FÁBRICA DE TECIDOS RENAUX. Apresenta algumas características necessárias para o design, dizendo que “design é uma maneira de solucionar um problema e que o designer é o profissional que projeta algo ou alguma coisa. O que sabemos é que as origens do design são traçadas desde a revolução industrial, quando se estabeleceram novos conceitos acercados produtos artesanais, manufaturados”.
Percebe-se claramente que a função do design, principalmente de cartazes, capas de revistas, primeira página de jornal tem como objetivo projetar através de uma criatividade para encontrar novas formas ou funções e assim suprir as necessidades do consumidor. E, é através deste esforço criativo que são projetados todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e recentemente interfaces de programas. Mas, o que conseguirmos observar ao olharmos um cartaz é falta muitas vezes, de conteúdo, estética, equilíbrio, peso entre imagens e textos e contrastes.
Num cartaz e bom considerar tamanho do papel, percebendo que tipo de papel é necessário para diferentes tipos de cartazes, formato, considerarem as letras que serão colocadas e os contrastes, a diagramação deve obedecer aos critérios: concordante, conflitante e contrastante.
A Ilustração é quesito colocado no artigo de Sara Pedrini e de Márcia Cardeal, texto na integra:
A ilustração é uma imagem figurativa ou não, representando algo; é utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação a um texto ou demonstrar alguma coisa ou forma.
Nem sempre é dessa forma que é apresentada ou quando se refere aos desenhos, pinturas ou colagens; podemos dizer que uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico. Podemos apresentar ilustração como uma forma de representar textos, temas, idéias e conceitos, dando forma a conteúdos, transmitindo sentimentos. Pode ser considerada uma ilustração qualquer desenho, pintura, fotomontagem ou montagem digital, histórias em quadrinhos, caricatura ou retrato, desde que tenham uma função específica. A ilustração vem de tempos ancestrais, desde que o homem fez seus primeiros rabiscos nas paredes das cavernas para relatar algum fato ou acontecimento. Podemos dizer que ilustração é uma forma de representar visualmente textos, temas, idéias e conceitos. Sendo assim, pode-se inserir a ilustração no âmbito do design gráfico e da comunicação visual, já que ela tem uma função objetiva.
Outro fator de relevância é produção gráfica e a tinta de impressão: “A maioria dos trabalhos de material impresso são feitos atualmente em offset ou em impressora digital. As gráficas tipográficas e as oficinas de serigrafia quase não são mais utilizadas. Tradicionalmente, a reprodução em offset utiliza um sistema automático composto por cilindro rotativo, no qual é presa uma chapa que contém a página a ser impressa no papel”. É necessário salientar o alinhamento, a repetição, a repetição dá um preenchimento adequado no cartaz, ou seja, o torna o cartaz mais unificado, tanto na imagem com no texto.
REFERENCIAS
MEYER, Guilherme Correa. Cadernos de design: Manual para projeto de produto em design. Indaial: Ed ASSELVI, 2006.
BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking. In: Design Studies,
London: Butterworth Heinemann, v.3, n.2, sept 1992
GORDON, Bob e GORDON, Maggie. Design gráfico digital. São Paulo: Livros e Livros, 2003.
HOLLIS, Richard. Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Editora Martins Pena, 2005.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.
JOSÉ ROBERTO SANTOS SOUSA
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