segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Web 2.0 e as possibilidades de uso na Educação

A Web 2.0 surgiu e se disseminou fora dos sistemas educativos para o relacionamento social e a formação de redes. Como educadores, vamos analisar quais as características têm essas novas tecnologias emergentes, suas potencialidades, possíveis contribuições e limites de integração à prática pedagógica.


A educação hoje, mais do que nunca, deve trabalhar com a experiência de vida dos educandos e, ao mesmo tempo, prepará-los para a vida; deve integrar a recriação do significado das coisas, a cooperação, a discussão, a negociação, a busca de solução de problemas e a melhoria da qualidade de vida. Para tanto, devem-se utilizar metodologias ativas que favoreçam a interação social e a capacidade de comunicar-se, de trabalhar em grupo; o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo; e a descoberta do prazer de aprender, ao mesmo tempo em que se incentivem atitudes de cooperação, respeito mútuo, solidariedade e cidadania responsável.

Neste novo contexto de uso da Web 2.0, não podemos deixar de pensar no papel e função do professor atual, que é desafiado a assumir uma postura ativa, criar estratégias que propiciem ao aluno desenvolver processos de aprendizagem por meio dessas tecnologias. O professor deixa de ser um transmissor do conhecimento adquirido e assume o papel de um orientador, sem mais ter de ensinar em situação solitária, mas sim colaborativamente, ao lado de seus alunos, integrando as linguagens e os instrumentos que fazem parte do cotidiano, suas características culturais e demandas, aos objetivos de aprendizagem para que possa propiciar o desenvolvimento de currículo motivador e mobilizador de conhecimentos do senso comum e científicos.

O uso de interfaces da Web 2.0 pode ser inserido, gradativamente, nas atividades pedagógicas. Por exemplo, fornecendo textos para leitura prévia em blogs e pedindo aos alunos que os comentem no próprio blog, utilizando wikis na criação de textos colaborativos e assim sucessivamente.


Texto do curso de Especialização em Mídias na Educação

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