O Centro de Ensino Antonio Corrêa, em Esperantinópolis, região do Médio Mearim do Estado do Maranhão, recebeu este nome em homenagem ao pioneiro Antonio José Corrêa, pelos muitos bons serviços prestados na formação da comunidade de Boa Esperança do Mearim de que formou a cidade de Esperantinópolis.
O prédio do então Centro de Ensino Antonio Corrêa foi construído no ano de 1977, inaugurado a 22 de dezembro do mesmo ano pelo então Governador do Estado Osvaldo da Costa Nunes Freire com o prefeito Municipal Anísio Carneiro Corrêa.
Nesta mesma data fundava-se a Unidade Escolar Antonio Corrêa de Ensino de 1ª a 4ª série do ensino do 1º grau (na época), sendo a primeira diretora Maria das Graças Oliveira Alves. Em 1978, o prédio recém inaugurado, recebeu para funcionamento em turnos vespertino e noturno, a Unidade Bandeirante de Esperantinópolis com Ensino de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
Em 1982 ocorreu a união dos dois estabelecimentos de ensino formando a Unidade Integrada Antonio Corrêa, sendo o primeiro Diretor Geral Raimundo Carneiro Corrêa.
Atualmente a nossa escola chama-se Centro de Ensino Antonio Corrêa que temos como Gestor Geral Claudiestone Leite de Almeida, Gestores Adjuntos: Geatrize Gomes de Sousa Arruda e Cloves Rodrigues Uchoa. Com a colaboração da Coordenador Pedagógico José Roberto Santos Sousa. Professores, alunos e pais de alunos que formam essa comunidade escola.
NOSSA MISÃO está pautada em quatro passos:
Visão de mundo – Conscientizar os alunos a cerca das transformações que ocorrem no mundo globalizado, levando-os a refletir sobre as novas tecnologias e o meio em que vive, a partir da valorização das diversas culturas;
Visão de conhecimento – Primar pela construção do conhecimento elaborado, tendo em vista o homem com sujeito do processo educativo, ou seja, ser pensante, capaz de construir o seu próprio conhecimento;
Visão da escola – Propiciar a comunidade escolar (alunos, professores e pais e/ou responsável) um ambiente de encontro de interação onde possam contribuir côa construção do ensino-aprendizagem, integrando-os efetivamente com atividades de socialização interdisciplinar (gincana, feiras de ciências, seminários, aula-passeio, etc.);
Visão do Homem – Desenvolver nos sujeitos a capacidade do diálogo, preocupação com o próximo e com o meio em, que vive, e assim, garantir a permanência da vida no planeta.
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